Motoristas de ônibus voltaram a paralisar as atividades na manhã desta sexta-feira (12) em Manaus durante um protesto contra o atraso no pagamento do salário de agosto, que deveria ter sido depositado na segunda-feira (8), quinto dia útil do mês.
A categoria se concentrou em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AM) pedindo o bloqueio das contas do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
De acordo com o Vice-Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Josenildo Oliveira, a situação se tornou insustentável, já que muitos trabalhadores acumulam dívidas de aluguel, cartão de crédito e outras despesas básicas. Ele ressaltou que, caso não haja acordo, a paralisação pode ser total nos próximos dias.
A mobilização acontece após o Governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmar na noite de quinta-feira (11) o repasse de R$ 19 milhões destinados ao Passe Livre Estudantil. Segundo o governo, o valor foi direcionado ao Sinetram, mas o sindicato teria recusado inicialmente o recurso, além de apresentar divergência na conta bancária e estar com as certidões negativas desatualizadas, o que inviabilizou a efetivação do pagamento.