Lula lança programa Gás do Povo para fornecer botijão gratuito a 15,5 milhões de famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (4) a medida provisória que cria as bases legais do programa “Gás do Povo”, voltado para ampliar o acesso ao gás de cozinha em todo o país. A iniciativa tem como meta atender até 15,5 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas. O lançamento ocorreu no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), a pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Com orçamento previsto de R$ 5,1 bilhões, o programa deve disponibilizar 58 milhões de botijões até o próximo ano. Agora, o governo dará início à fase de regulamentação por meio de decreto. A proposta, além de representar inclusão social e impacto econômico, também busca reduzir acidentes domésticos provocados pelo uso de alternativas perigosas ao gás, como álcool e lenha.

De acordo com estimativas do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o programa pode cortar em até 50% o consumo de lenha nas residências brasileiras. Na prática, os beneficiários terão acesso a vouchers, que poderão ser trocados por botijões em seus municípios.