Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou nesta terça-feira (16) a primeira parte da reunião que vai definir o futuro da taxa básica de juros da economia, a Selic. O encontro, realizado a cada 45 dias, segue até esta quarta-feira (17) e reúne o presidente do Banco Central (BC) e os diretores da instituição.

Na última reunião, em 29 e 30 de julho, o Copom decidiu interromper o ciclo de altas e manteve a Selic em 15% ao ano. A decisão considerou o cenário internacional adverso, marcado pelas políticas fiscais e comerciais dos Estados Unidos, e o fato de a inflação seguir acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Durante os dois dias de debates, os membros do comitê analisam relatórios técnicos sobre a evolução da economia brasileira e global, comportamento dos mercados, condições de liquidez, contas públicas e projeções de inflação. Após as apresentações, cada integrante vota e o resultado é divulgado em comunicado oficial, seguido pela publicação da ata, em até quatro dias úteis.

O Banco Central ressalta que a Selic é o principal instrumento para controlar a inflação. Taxas mais altas encarecem o crédito e reduzem o consumo, ao mesmo tempo em que estimulam a poupança. Já cortes na taxa tendem a baratear o crédito, aquecendo a atividade econômica, mas exigem maior cautela para não pressionar os preços.