Agentes fazem viagens pelos rios do AM para vacinar crianças contra a Covid

Mais de 15 mil crianças devem ser vacinadas na região do Alto Solimões. Vacinadores percorrem 241 aldeias desde 8 de fevereiro.
Crianças indígenas que moram na região do Alto Rio Solimões, no Amazonas, na fronteira com a Colômbia e o Peru, estão sendo vacinadas contra a Covid-19. A maior dificuldade enfrentada pelos vacinadores são as longas viagens pelos rios e igarapés para chegar a aldeias da Amazônia brasileira.

Atualmente, o Distrito Sanitário Especial Índígena (Dsei) do Alto Rio Solimões atende 241 aldeias localizadas em uma área de cerca de 80 mil quilômetros quadrados.

A vacinação das crianças indígenas de 5 a 11 anos começou no dia 8 de fevereiro. São 15.027 crianças a serem vacinadas nos sete municípios da região. O objetivo é alcançar 90% desse público.

Dentro de caixas térmicas, agentes de saúde transportam as vacinas rumo as aldeias da região do Alto Solimões. Elas precisam estar conservadas em temperatura de 2ºC a 8ºC.

Após duas horas de viagem, a primeira parada foi na aldeia de Belém do Solimões, onde vivem mais de 4 mil índios Ticuna e Kokama.

“A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 92%. O nosso polo base, de Belém de Solimões, já está com uma cobertura de 32%”, informou o coordenador do polo, Manoel Filho.

Vestidas com os trajes tipícos de sua etnia, as crianças estavam ansiosas para receber a dose da vacina.

Fonte: G1