Alexandre de Moraes libera redes sociais de Carla Zambelli

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) o desbloqueio das redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Presa na Itália desde julho, a parlamentar aguarda a conclusão do processo de extradição solicitado pelo Brasil.

Segundo Moraes, a liberação foi autorizada porque o processo criminal contra a deputada já foi encerrado, não havendo mais necessidade da restrição. Ainda assim, o ministro fixou multa diária de R$ 20 mil caso Zambelli volte a publicar conteúdos considerados como desinformação, incitação ao ódio ou ataques à democracia. A decisão vale para contas em plataformas como Meta, Telegram, X, LinkedIn, TikTok, Getter e YouTube.

Zambelli foi detida em Roma após tentar escapar do cumprimento de um mandado de prisão expedido por Moraes. As investigações apontam que ela teria sido a mandante da invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), utilizada para emitir um falso mandado de prisão contra o ministro. A execução do hackeamento foi confirmada por Walter Delgatti, já condenado, que afirmou ter agido a mando da deputada. Além do processo de extradição, Zambelli também enfrenta um pedido de cassação do mandato na Câmara dos Deputados.