O banco HSBC foi alvo de um ataque hacker na sexta-feira (29), que pode ter causado um prejuízo estimado em R$ 400 milhões. A ação criminosa envolveu a invasão dos sistemas da Sinqia, empresa brasileira de tecnologia controlada pela Evertec. A informação foi divulgada pelo site Neofeed neste sábado (30).
Em nota, a Sinqia confirmou a ocorrência, mas evitou citar valores ou nomes das instituições afetadas. A empresa informou que iniciou uma investigação interna com apoio de especialistas em segurança digital, além de já manter contato com os clientes atingidos, que seriam um grupo restrito de instituições financeiras.
O HSBC, também por meio de comunicado, assegurou que nenhuma conta ou fundo de clientes foi impactado, destacando que o problema se limitou ao ambiente do provedor. O banco afirmou ainda que bloqueou as transações suspeitas e reforçou o compromisso com a proteção de dados, colocando-se à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
Esse não é o primeiro ataque recente contra fornecedores de tecnologia do setor financeiro. Em julho, a C&M Software também sofreu uma invasão semelhante, em um tipo de golpe conhecido como “ataque de cadeia de suprimentos”, quando os criminosos visam provedores de sistemas para ter acesso indireto a várias instituições. Segundo a Sinqia, o caso atual ficou restrito ao ambiente do Pix no Brasil e não há indícios de vazamento de dados pessoais.