O 58º Festival Folclórico de Parintins contará este ano com um reforço financeiro significativo: R$ 10 milhões foram destinados pelo Ministério do Turismo para a realização do evento. O investimento foi garantido por meio da Lei nº 14.960, sancionada em setembro de 2024, que reconhece o festival e os bois-bumbás Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional.
De autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto, com relatoria do senador Plínio Valério, a legislação assegura que o poder público deve promover e financiar a preservação da festa, considerada o maior espetáculo a céu aberto do mundo.
Com shows grandiosos e uma rivalidade cultural que mobiliza o coração da Amazônia, o Festival de Parintins é também um motor para o turismo regional. A expectativa para este ano é superar os 120 mil visitantes registrados nas edições anteriores, movimentando a economia local e projetando o Amazonas internacionalmente.
O duelo entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo de Parintins. O evento agora se junta a outras celebrações reconhecidas oficialmente como símbolos da cultura brasileira, como as escolas de samba e as festas juninas.