Ambulante haitiana vai à delegacia denunciar agressão sofrida durante abordagem no Centro de Manaus

Manaus (AM) – A vendedora ambulante haitiana Nerosiane Desir procurou, na manhã deste sábado (15), a delegacia do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para registrar um Boletim de Ocorrência após ter sua mercadoria apreendida de maneira abrupta por fiscais da Prefeitura de Manaus. Segundo relatado no documento, a abordagem foi desproporcional e truculenta.

De acordo com o Boletim de Ocorrência de número 00047284/2025, fiscais municipais apreenderam os produtos de Nerosiane e jogaram seu carrinho de frutas em uma caçamba de serviço da Prefeitura. A vendedora relatou que nunca havia recebido qualquer notificação administrativa impedindo sua atividade e que os agentes não deram explicações sobre a apreensão. Durante a abordagem, testemunhas tentaram ajudar a comerciante, mas os fiscais teriam ameaçado os trabalhadores informais do local, dizendo: “Vocês vêm de outro país causar problema no nosso!”.

Diante da situação, a vendedora procurou assistência jurídica e contou com o apoio do advogado Lucivan Araújo, que a acompanhou até a delegacia para formalizar a denúncia. “Essa abordagem viola os direitos dos trabalhadores informais, que buscam apenas seu sustento de maneira digna. Vamos buscar a responsabilização dos envolvidos”, afirmou o advogado.

Além do registro do BO, foi emitida uma requisição de exame pericial para constatar possíveis lesões sofridas por Nerosiane durante a ação dos fiscais. O laudo pericial será encaminhado às autoridades competentes para investigação.