Roberto Cidade destaca atuação da Aleam na nomeação de 1.073 novos agentes de Segurança Pública no Amazonas

A Segurança Pública do Amazonas será reforçada com a convocação de 1.073 novos agentes, uma demanda constante na atuação parlamentar do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os novos profissionais irão integrar os quadros da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (UB) nesta quarta-feira (12/2).

“Esses 1.073 homens e mulheres irão fortalecer a segurança em todo o Estado. Esse é um avanço importante. Parabenizo o governador Wilson Lima e todos os deputados estaduais que tiveram um papel fundamental na interlocução para que essa convocação se tornasse realidade. A Assembleia sempre esteve à frente na busca por soluções nesse sentido. Há mais de 10 anos não se realizava concurso para as Forças de Segurança no Amazonas e, até agora, 2,7 mil novos agentes já foram convocados. Quem ganha com isso é a população”, afirmou o deputado.

Roberto Cidade também destacou a importância da lei aprovada em 2021 que alterou os critérios para ingresso na Polícia Militar, aumentando a idade máxima de 28 para 35 anos e garantindo um mínimo de 10% das vagas para mulheres. “Essa mudança foi fundamental para que o Governo do Estado pudesse lançar o edital e realizar o concurso, preenchendo uma lacuna de mais de uma década”, ressaltou.

Os convocados assumirão funções como agentes administrativos, escrivães, delegados, investigadores, peritos, alunos bombeiros e alunos oficiais da PM. Após a entrega da documentação e a realização dos exames obrigatórios, a efetivação dos concursados está prevista para começar em março.

O governador Wilson Lima reforçou que os bombeiros convocados já iniciarão os preparativos para o período de estiagem e destacou outros investimentos na área da Segurança Pública, como o Sistema Paredão, a construção do novo Batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), a entrega de 200 viaturas, 10 mil novos equipamentos, incluindo armamentos e munições não letais, além da ampliação da estrutura de segurança no interior do Estado.

Com essa nova convocação, o número de aprovados chamados nos últimos anos chega a 2,7 mil, superando as 2,4 mil vagas inicialmente previstas.

A coletiva de anúncio contou com a presença do deputado presidente Roberto Cidade, além dos deputados estaduais Felipe Souza (PRD), Delegado Péricles (PL) e Comandante Dan (Podemos).